Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Bodas de Ouro - a Missa

A grande festa estava preparada! Estava só começando.

Dia 09 de Janeiro, 19h30, Igreja da Conceição.

Tudo aconteceu da melhor forma, como planejado, como sonhado fazia tanto tempo!
Tudo prontinho!
Apesar de ter sido organizado com muita preocupação, tudo começou com antecedência.
Desde Novembro de 2009, tudo vinha sendo pensado - a Missa, a Festa.
A Missa foi celebrada da Capela Nossa Senhora da Conceição, na rua Gonçalves Chaves, quase esquina Butuí, às 19h30.
Mas no "meio do caminho", quase desistiu-se de realizar esse sonho, porque em Pelotas não havia lugar disponível, nem Igreja, nem salão. Foi então que a "Mamita", conversando com a costureira, teve a sugestão de fazer no "Ex-Jóquei".
E assim foi! E mesmo querendo fazer a missa na Igreja do Porto, ocupada no dia, realizou-se na "Conceição".
Foi na costureira que se soube do local, antiga sede do Jockey Club de Pelotas, um local lindíssimo, ainda não inaugurado.

Apesar de a data exata das Bodas ser no dia 30 de Janeiro, a festa foi antecipada por alguns motivos - a presença imprescindível dos afilhados de casamento e da Ana Teresa, que estaria em Pelotas. Todos fariam parte da procissão de entrada na Igreja, juntamente com os "noivos" e os celebrantes.
As músicas selecionadas foram uma escolha feita por Ana Elisa Vidal ("Mamita") e organizada e ensaiada pela Maria Eliana ("Mana", no teclado) e cantada por Ana Teresa (percussão), Cláudia e Denise Colares (violão), Cláudia e Lívio Gallo (bombo legüero).
As alianças levadas pelas netinhas Potira e Catarina Lopes Vidal, acompanhadas pela Aline, filha de Sandra e Mauro.
O texto da Missa foi inteiramente preparado por Francisco Antônio.

Paulo e Marisa Colares e os filhos Helena e João, que entraram logo depois de Sandra e Mauro.

Alfredo e Ana Bohm, os primeiros afilhados de casamento, fazendo parte da procissão.
Marco e Márcia Madeira com seu filho Héctor, "afilhados" de casamento civil.

Cláudia e Lívio Gallo compondo a procissão de afilhados.

Moacir e Luiza Colares entraram como padrinhos do casal Vidal no MFC (Movimento Familiar Cristão), quando do ingresso há uns 40 anos.
Ana Teresa e Maria Eliana, logo após Carlos Eugênio (não aparece na foto) e Simone.


A entrada do Casal de Bodas - Francisco e Ana - e os celebrantes da Missa, Dom Jayme Chemello (atrás), Pe. Germán Varela (de óculos), Dom Antônio Possamai (Bispo Emérito de Rondônia). O capelão concelebrante ficou no altar, esperando.

Da esquerda para a direita, Pe. Germán Varela; Dom Antônio Possamai; Dom Jayme, Bispo Emérito de Pelotas e Pe. Mário Prebianca, Capelão da Capela de N. Sra da Conceição.





Potira e Catarina pegaram no sono entre o Rito Penitencial e o Glória.
Renovação das Promessas do Casamento e Bênção das Alianças.

Renovação das Promessas


Bênção das Alianças









A Igreja estava lotada e muitas pessoas ficaram de pé, ao fundo.

Pe. Mário ajudou o Casal Vidal na leitura da Oração do Casal.


Francisco Antônio, ao final da Missa, convidou a todos a cumprimentarem o Casal no Spazio Auguri e sugeriu que pedissem ao Casal um autógrafo, no livrinho de canções feito especialmente para a Missa Festiva.


Com a Benção de Dom Jayme todos saíram felizes. Alguns comentaram que estavam emocionados com tudo; que a Missa tinha sido belíssima; que as músicas foram escolhidas de forma cuidadosa.

O clima já era abençoado, com muitos amigos presentes; reencontros; abraços e beijos e muitos sorrisos vindos do coração de cada um e de todos.

Momentos inesquecíveis! A festa estava só começando!

Bodas de Ouro - a Festa

A Festa aconteceu no Spazio Auguri, na esquina da Felix da Cunha com Sete de Setembro, logo após a Missa, que terminou cerca de 21h.

O Casal Vidal recebeu em sua casa mais de 40 buquês de flores e presentes, todos especiais de pessoas especiais e que foram levados ao salão da festa, decorando as escadarias de entrada.
Isso deixou o local mais receptivo, lindo e aconchegante, digno de uma festa alegre e cheia de cores.
As mesas decoradas com flores escolhidas pela "Mamita" e pela Ana Teresa. Os guardanapos de papel decorados deram um toque personalisado já que são usados sempre na mesa da família

E assim começou a seção de fotos do Casal Vidal, com as alianças, com amigos e com a família.
Havia cerca de 240 convidados que lotaram o salão de festas.
O buffet muito bem servido, com salgados e doces saborosos e uma torta fria escolhida "a dedo", com recheio especial ao gosto da Mamita e da Ana Teresa.

Fotos com os amigos. Amigos de Pelotas (do MFC, da Paróquia do Porto, da Comunidade São Francisco, de outras Paróquias); vindos também de Cruz Alta; de Passo Fundo, de Porto Alegre; de Brasília; de Macaé; de Belém e de Montevidéu, especialmente para a data.




















Um momento importante da festa foi a apresentação do personagem "Gandêncio", criação daartista pelotense Rita Maurício. "Ele" contou de forma muito pitoresca e gauchesca, a história de como os "Papitos" se conheceram em Montevidèu no ano de 1956, até quando chegaram em Pelotas, casados, em Março de 1960. Todos se divertiram muito, inclusive aa crianças que adoraramo narigão do Gaudêncio.

Rita deu um show de talento e interpretação. Envolveu todo mundo na história e deu vida ao boneco que encantou a todos.

Logo após a apresentação do "Gaudêncio", os filhos Carlos Eugênio, Maria Eliana e Ana Teresa convocaram os pais para canatrem com eles.
As músicas escolhidas foram "Yo vendo unos ojos negros", primeiramúsica que a Papito cantou para a Mamita ao piano. Logo depois a segunda música que ele cantou em 1956, em Montevidéu - "Dos puntas", porém a música é argentina, mesmo assim agradou a Mamita naquela época. Depois o repertório continuou com outra música chilena "Rio, rio" e a pedido da Mamita, "Carinhoso" e "Quem sabe" ("Onde irá teu pensamento")

Além das serenatas que a família costumava fazer aos amigos nos finais de ano, esta foi a única vez que a família canta suas músicas preferidas a um público tão grande e seleto. As noitadas de canto costumam acontecer apenas em casa, ao redor do piano.

Logo após, o Casal Vidal fagradeceu a todos, especialmente, aos amigos de tantos anos e aos filhos e todos brindaram a vida com champagne econvidaram a todos a se juntarem a eles.







A festa estava chegando a seu final.
Na sala oposto do Salão Auguri, foram apresentadas duas mensagens - da Nanita e do Toño, irmãos da Mamita, desde o Chile, e dos Deweys, família do Tom, que fez intercâmbio em Pelotas em 1977, ficando hospedado em nossa casa.
Este é o link:http://www.youtube.com/watch?v=KWNQHyWQ7hU
E foi sendo concluída com a valsa e baile.
A fotoda Família Soto Vidal, com a nora Simone e asnetinhas Potira e Catarina.
O filho José Cláudio não pôde vir de Brasília.



Tudo foi perfeito! Festa comemorada com mais de 200 amigos, alguns deles testemunhas do Casal desde 1960, quando recém chegavam em Pelotas. outros amigos dos filhos, que dividiram a adolescência juntos, outros muito mais do que isso, e alguns recentes, de menos convivência mas mesmo assim, de intensa amizade.
Os dias se passaram e o assunto sempre continuou o mesmo - a alegria da festa!
Comemos bolo e salgadinhos durante dias, como sempre acontece!
Os presentes provocaram muita comoção, como as flores que encheram a casa e deixaram tudo perfumadíssimo, floriso e alegre.
Obrigada a todos , sem exceção!
As Noivos, Vida Longa e a Deus a gratidão eterna!