Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aniversário do Chenho

De acordo à Ignez, hoje 16 de abril seria o aniversário nº 73 do Chénho. Nesta época, a Vovó ia às compras do outro lado do rio Jaguarão e trazia sortimentos e presentes. Defronte à Manuela, dona da loja mais antiga ainda existente, foi comprado o ursinho em 1937 e seu aniversário foi comemorado, daí em diante, como mais um da família Dias da Costa Vidal.
O personagem foi desenhado pela tia Marília, sem saber que faria parte do livro sobre as férias no Hermenegildo, que começaram em 1936, ainda na Barra do Chuí. A instalação no balneário mais tranquilo foi um ou dois anos depois. O Chenho não teria ido nas viagens de ônibus, mas na fantasia se deslocou de jangada. Hoje ele se encontra na casa da Santa Cruz, como uma lembrança transicional.