Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

sábado, 16 de abril de 2011

O batalhão de elefantes



Em 1967, a Disney produziu o filme de animação "Mogli, o Menino-Lobo" (The Jungle Book), inspirado no clássico de Kipling "O Livro da Selva". Uma das partes cômicas mostra a Patrulha da Madrugada (ou da Selva), um pelotão de elefantes liderados pelo Coronel Hathi (no filme) ou Tóti (histórias impressas). O personagem original do livro era um elefante sábio chamado Hathi, palavra que significa "elefante" no idioma da Índia.
O desenho animado satiriza os exercícios militares norte-americanos, de moda na época da Guerra do Vietname (1959-1975). Os movimentos de paquidermes também podem ser associados à baixa inteligência e ao pensamento conservador. Nos EUA, o elefante simboliza o Partido Republicano, partidário da proteção militar do mundo. No nível familiar pode ler-se uma crítica ao autoritarismo obsessivo dos adultos, muito falado na década de 1960. Abaixo, a versão da cena em espanhol mexicano (veja o original em inglês e a versão alemã).