Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vagner teve duas sessões de autógrafos

No sábado 30 de outubro, Vágner autografou na Feira do Livro sua primeira obra de fôlego: "Redução da maioridade penal: análise da proposta pelos conselheiros de Pelotas". É a sua dissertação de mestrado, defendida em setembro de 2009 na Católica (foto à direita). Eu fiz a digitação desde o início e a revisão final (não creditado).

Ele já havia escrito artigos em revistas científicas e em jornais. O quilométrico título da dissertação ficou assim: "Redução da maioridade penal sob a ótica de uma sociedade excludente: um estudo de caso junto ao Conselho Tutelar e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Pelotas". A defesa foi um sucesso, tanto na forma como no conteúdo.

Para integrar a banca, veio de São Paulo Berenice Couto (de preto na foto à esquerda), doutora em Serviço Social que ele cita nas referências bibliográficas. No dia da defesa, a banca indicou que publicasse em livro (orientador Antônio Chies) e, sem se melindrar, o Vagner pediu à gentil e admirada professora Berenice que escrevesse a apresentação. Ela aceitou e enviou por email esse prefácio em que elogia muito o autor e a obra.

À sessão de autógrafos na Feira, dia de lançamento do livro — editado pela EDUCAT mas não assumido pela livraria da UCPel — vieram cerca de uma dúzia de compradores, uma quantidade maior que o Vagner esperava e que o deixou muito satisfeito e orgulhoso (como estava em 2005, no casamento). Da família Vidal, somente eu e Ignez (com ajuda, animou-se a subir os dois degraus da sala de autógrafos).

Uma surpresa adicional veio um mês depois, quando a Editora da UCPel decidiu fazer uma sessão conjunta de 5 livros sendo apresentados: dois deles por primeira vez em Pelotas (vinham de fora) e três já lançados aqui, nas semanas anteriores.

Assim, o estreante escritor se viu lado a lado com uma psicóloga que também lançava sua dissertação em livro, com uma equipe de advogados, com o atual reitor Proença (tradutor de um livro espanhol) e com o velho professor Baruffa, italiano que ajudou a fundar a Universidade nos anos 60. Nada mau para alguém que começa.

Nessa ocasião não pude ir, mas Maria Eliana representou a família. O Vagner havia pedido expressamente o apoio moral dos amigos, pois achava que se sentiria muito só na multidão. Na foto do site da UCPel (abaixo), vê-se a multidão, e uma relativa solidão (o Vagner à esquerda; Maria Eliana segurando a Bárbara, à direita).

Entretanto, além dos exemplares presenteados, ele ainda vendeu mais uma dúzia, e se acabou a pequena edição (paga por ele mesmo). Só restou um livro, em casa. Para quem quiser comprar, está na Vanguarda e na livraria da EDUCAT.

Reportagem do Diário sobre barulho na cidade

Sexta passada veio uma jornalista do Diário Popular que pesquisava sobre o barulho noturno em Pelotas, Joice Bacelo. O contato foi feito por uma moça moradora do edifício Montreal, amiga do Marco Antônio. Ele veio aqui em casa naquela hora e também prestou depoimento (é a opinião de um jovem anônimo, citado na matéria).

A reportagem saiu hoje e não está no site do jornal (ainda). Ocupa duas páginas e tem 4 fotos: a maior mostra um decibelímetro marcando 78.8, abaixo apareço eu enjaulado pelo ruído, na outra página um elemento urinando e no fim uma imagem da Gonçalves Chaves defronte ao João Gilberto.

A legenda da segunda foto diz: Família de Francisco Vidal sofre com o barulho na Santa Cruz esquina Lobo da Costa.

A última diz: Quem mora próximo aos bares da zona universitária precisa ter uma paciência enorme para suportar a barulheira infernal durante algumas noites.

Clicar nas fotos permite ver as imagens aumentadas. Novo clique sobre a foto dá maior aumento.

PD: Veja aqui parte da reportagem do Diário, com um vídeo.