Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Popayan, a cidade muito mais do que branca (último)

El Pandebono de la Abuela - Primeira parada para um "pandebono" e um cafezinho colombiano. Uma delícia!
Num dia em que o carro de Edgar não podia sair nas ruas de Cali, fomos a Popayan.
A princípio seria uma cidade chamada de Cidade Branca da Colômbia. Então, imaginei algo parecido com as cidades mediterrâneas ou até a Casa Pueblo perto de Punta del Este.  


Pegamos a estrada cedinho rumo o sul uns 75km apenas de Cali - os carros recém saiam das garagens para as pessoas irem trabalhar. O trânsito estava razoável.
Por ali, vimos o famoso ônibus colombiano - a CHIVA.


CHIVA
Apesar de se falar "buzeta" para denominar os ônibus normais nas cidades da Colômbia, a CHIVA é um meio de transporte típico - ônibus colorido, cheio de motivos e desenhos, usado nas cidades como transporte de turistas, mas usado muito no interior do país.
Se quiser se atrever a andar em um deles, vai sair dali cheio de "amigos", vai ter que pular em cima das pessoas, das crianças e vai se divertir - pode ver até os cobradores pulando pelos bancos - isso mesmo - pela falta de espaço.
Em Cartagena e Medellin conseguimos ver e andar neles. Coisas para turista ver!
Foto da internet








PANDEBONO
Chama-se também Almojábanas ou Pão de Queijo.
É um pãozinho com queijo que recém feito torna-se uma iguaria, como o nosso pão de queijo. Com café ou chocolate quente é uma beleza! Pode ser feito com farinha de mandioca e de milho, misturadas. Comemos num "botequinho" na beira da estrada ao estilo da região.






POPAYAN
Popayan, a Cidade Branca da Colombia - mas é só isso? Foi o que pensei.
Mas Popayan é muito mais do que isso!!!
Popayan é capital do departamento de Cauca, berço de presidentes, poetas, escritores, terra de uma das festas mais importantes da Semana Santa (comemorada desde 1540 e considerada pela UNESCO como patrimônio), comidas típicas, sede de aldeias indígenas, terra de artesanato e uma dos centros históricos mais lindos da Colômbia.
Tem quase 250 mil habitantes e fica a quase 2mil metros sobre o nível do mar, entre a Cordilheira Ocidental e Central. Em 2005, a UNESCO nomeou Popayan terra gastronômica de importância cultural para o país - caraterizada por manter seus métodos através de herança falada e não escrita. 


UM POUCO DE HISTÓRIA
A Colômbia, antes de se chamar assim, foi Vice-reino da Espanha, com diversos nomes até sua independência - 
- 1550-1717 - Nuevo Reino de Granada - centro era Santa Fé de Bogotá;
- 1717-1811 -  Virreinato de Nueva Granada
- 1811 - Nova Granada - Independente da Espanha - houve diversas modificações territoriais; até a Constituição de 1832 quando se criou a República da Nova Granada;
- 1858-1863 - Estados Unidos da Nova Granada. após a Guerra Civil de 1860



Popayán foi uma das principais cidades e mais rica após a Guerra Civil e a crise da exploração de minérios que se deu em Medellin, também em 1860. 
A riqueza levou a cidade a ter uma presença importante de escravos e, depois de Bogotá, foi a única a ter a Casa da Moeda. Possui a maior quantidade de Igrejas por habitantes (construídas nessa época de riqueza) e tem representantes das mais diversas Ordens católicas. Isso levou a que a cidade tivesse um altíssimo número de museus, incluindo diocesano, com objetos de todas essas fases do país. 
Conseguimos visitar três grandes museus os quais em excelente estado de conservação e com vasta variedade de objetos e obras de arte.
Popayán também deu a Colombia 15 governantes e por 19 vezes, o governo foi presidido por um "filho" de Popayan.
Isso fui descobrindo à medida em que caminhávamos pelas ruas. Aliás, mais um dia de muito caminhar!
Vejam as fotos abaixo.


Add caption
Ao chegar na cidade, depois de umas duas horas ou mais de estrada, fomos direto ao "PUEBLITO PATOJO" (ou "RINCON PAYANES", no Morro Tulcám, uma espécie de resumos e miniaturas dos principais prédios da cidade, com lojinhas de artesanato de índios da região. Alias, nessa região da Colômbia é rica em bairro indígenas  



Réplica da Torre do Relógio


CIDADE BRANCA
Parque Caldas - praça central - chegamos num dia em que o banco nacional estava devolvendo dinheiro às pessoas que perderam tudo ou quase tudo numa espécie de "pirâmide" que envolveu muitas pessoas do país inteiro, pobres e ricos. Havia filas que davam a volta na praça.

Uma parada para uma foto
Torre do Relógio - o prédio mais importante da cidade
Detalhe da Torre do Relógio





Ruas de Popayan - a cidade branca

SEMANA SANTA
A Semana Santa se comemora em Popayan desde 1560.



IGREJA "LA ERMITA"
Ruas de Popayan e ao funda Igreja La Ermita - Séc. XVI

La Ermita é a igreja miais antiga da cidade e sido a Catedral, em algumas ocasiões. Construída em 1546contem um fino altar e desenhos descobertos depois do terremoto de 1983.
Paramos para tomar um suco, mas para comer não me deu coragem.




Casa ao lado da Ermita.

Ruas de Popayan
Muitas casas pintadas de branco com o tempo, sofreram avaria no terremoto de 1983. Isso fez com que algumas delas hoje não estejam mais pintadas de branco, mantendo a cor original que apareceu com a destruição.


SANTUÁRIO DE BELEM
Valeu a subidinha no morro - lá de cima se vê a cidade.
Pena é que todas as Igrejas sempre estão fechadas.
Edgar e Amparo - no alto do morro de Belém

Amparo e eu

Por estar localizada no morro de Belém, pode-se apreciar a vista panorâmica parcial de Popayan. A subida é rápida por uma rampa íngreme mas com degraus leves, chamados por eles de “quingos”. 
Em 1717, foi colocada a imagem do "Santo Ecce Homo" - séc. XVI (hoje réplica), patrono da cidade. A original está na catedral de Popayan.
A cruz a direita é de pedra de data de 1789. A Igreja original foi reconstruída completamente depois do terremoto de 1983.


UNIVERSIDADE DO CAUCA - UNICAUCA
Prédio da Faculdade de Direito, Ciencias Política e Sociais da Universidade do Cauca - antigo claustro de Santo Domingo, onde em 1

Igreja de Santo Domingo e antigo claustro - desenhado por artista espanhol a pedido da Familia Arboleda - estilo barroco neogranadino - Patrimônio Nacional da Colômbia.


MUSEUS
Museu Casa Guillermo Valencia - Séc. XVIII - Poeta e político colombiano 







"Puente del Humilladero", 1873 -  setor histórico.


Transeuntes pela ponte que une bairros de Popayan - uma leve chuva nos pegou e quase fomos embora.
Mas antes passamos na padaria.


Torre do Relógio e Catedral Basílica de Nuestra Señora de la Asunción - 1906 - possui um magnífico órgão de tubos europeu; estilo neoclássico e grande parte foi reconstruída após o terremoto de 1983.
Pausa para o almoço
Interior do único shopping ou "vestígio" de praça de alimentação. Mas Popayan não precisa disso - é centro gastronômico e possui diversos restaurantes com comidas típicas e preparadas de forma maravilhosa.

Pátio do hotel onde almoçamos
MUSEU Casa Valencia
Antes da visita, vimos esta exposição.

Dentro de um dos museus, vimos a exposição de uma artista espanhola.

MUSEU


MUSEU ARQUIDIOCESANO
Interior do museu
QUER CONHECER DOÑA CHEPA?



Apendeu uma receita especial com umas senhoras e lhe deu o nome de "aplanchados". 

Hoje, depois de ter mantido a família toda, está bem velhinha e ouve com dificuldade.
Fiz questão de cumprimentá-la e dizer que vinha do Brasil, só para comer os biscoitos - Ela me disse -"que longe que eu chego!"
Ganhou fama e hoje só fica ali, na padaria, recebendo as pessoas. É de uma doçura típica de mulheres que souberam marcar a vida dos demais através do seu esforço e trabalho.



Ali, foi nosso último ponto de parada, antes de voltar para Cali.
Popayan foi mais uma bela surpresa da Colômbia, cheia de histórias e riquezas, cores sabores.
Valeu muito a pena ficar 7 dias em Cali com Edgar e sua família. Consegui entender melhor esse país maravilhoso - e se osto de algo, gosto da cultura, da dança, da música e dos artesanatos.
Como últimas compras, alguns cds, café e arepas. QUE DELÍCIA TUDO ISSO!!!
Depois de tanta viagem - Cali-Bogotá-São Paulo-Porto Alegre-Pelotas - tudo chegou intacto.


MEUS ÚLTIMOS DIAS NA COLÔMBIA (09fev2012)


Depois de percorrer a Colômbia pelos principais cantos, voltei apaixonada.
Aliás, cada vez mais confirmo o que ouvi - "a Colômbia é um dos países mais evoluídos da América Latina" e sem dúvida o é.
Fico feliz de poder conhecer um país tão orgulho, tão colorido, receptivo, saboroso, preparado, batalhador e culto.
Trouxe diversos artesanatos, mais de 1000 fotos, catálogos, bolsas, chapéus e até comida.
Tomo café colombiano até hoje (escrevi este artigo só em julho12).
Ainda todas as lembranças e pior:
--- a vontade de voltar para conhecer, ir e ver o que não vi desta vez.


"Palmira" significa aeroporto - que significa retornar pra casa - que significa mostrar para todos tudo que vivi.


COLÔMBIA - O RISCO É QUERER FICAR!!!!
E por não???