Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Cali e a cana de açúcar (12)

No domingo pela manhã, depois de passear pelo centro da cidade, tomamos a estrada, passando por Palmira, cidade onde fica o aeroporto, rumo ao Museu da Cana.
As estradas estão em ótimo estado, mas pegamos trechos de terra no meio de canaviais.
O Parque e Fazenda Piedechinche Museu da Cana de Açúcar encontra-se no município de Cerrito, a 75 km de Cali a nordeste, em meio a um clima cálido, ótimo para o cultivo.
A Fazenda guarda plantas típicas da Colômbia e uma área enorme de jardins belíssimos. 

 Os guias nos acompanham e explicam tudo sobre a história da cana e como era extraída a "chicha" para depois fazer água ardente.
No Parque existem diversas casas, ainda mobiliadas com objetos antigos usados pelos moradores.
Ali, foram filmadas novelas e filmes há alguns anos e tudo é muito cuidado. 

Nosso grupo de tuor pelo parque. Alguns mosquitos e borrachudos incomodavam mas estávamos preparadas.



Casa belíssima toda mobiliada


Jardins da casa
TRECHOS DO TRAJETO PELO PARQUE


Pelo trajeto todo, o guia vai explicando a história do lugar e como se extraia a "chicha" nas diferentes épocas e locais da Colômbia.

Trecho da trilha pelo parque - muitos borrachudos e flores lindas no meio de centenas de espécies.

Nos jardins que ajudam a manter a harmonia e o equilíbrio, existem mais de 120 espécies de aves e 336 de plantas e arbustos de diversas regiões da Colômbia recriando os microclimas dos lugares onde se cultiva a cana



Aqueduto para transportar a água no Séc. XIX e o moinho.

E no final, um gole de água de cana fermentado misturado com frutas da região. O "guarapo" da cana se deixa fermentar e se transforma na "chicha" ou "guandolo"
 UM VIDEO SOBRE O PARQUE
 

No retorno, no caminho se apreciam as plantações de cana, por todos os lados e até pertinho de Cali.

Um parque muito bem cuidado e recebe visitas internacionais o tempo todo. A região tem sua história misturada com a cana de açúcar e os colombianos chama de "panela" a rapadura de cana. Com ela, eles fazem chá ou simplesmente adoçam o café. Nos cafés se servem a "panela" sempre junto com o açúcar, mas até descobrir, foi no final da viagem, na visita ao museu.
Mas muito mais ainda me esperava pelo Valle del Cauca.

Nenhum comentário: