Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

"Vamos ao Hermenegildo?"

O segundo livro de Francisco Vidal será lançado ainda este ano

"Vamos ao Hermenegildo?" é uma série de crônicas de memórias sobre os veraneios no balneário vitoriense entre 1936 e 1945. As férias familiares, que se inauguravam com a emocionante viagem pela praia, são o pano de fundo destes relatos que hoje - além de aventura - trazem até nos um retrato histórico, geográfico, social e afetivo.

Francisco Dias da Costa Vidal, tão benquisto por seus ex-alunos, leitores e conterrâneos, revela-se nestas páginas o homem de muitas facetas que sempre foi: psicólogo, agrônomo, cronista de arte e viagens, desenhista, pai de cinco filhos, pessoa de fé... Nos brinda com uma jóia bem lapidada desde a década de 1990.


Suas crônicas nos conduzem a um encontro de múltiplas facetas: num canto do mundo, onde dois países se tocam, onde a natureza não marca fronteiras políticas e as pessoas de ambos países se misturam, se conhecem mutuamente e fazem amizades duradouras, muitas das vozes da rica personalidade do autor também se coadunam.
Este livro é, portanto, um convite a um encontro marcado que espera pelo leitor: Vamos ao Hermenegildo?

Esta será a capa do livro! (Arte de Gilnei Tavares, sobre uma idéia de Ana Teresa Soto Vidal)

Francisco Vidal na Praia do Hermenegildo, em outubro de 2006. A coleta de conchas na areia é uma metáfora das recordações que foram recolhidas na Praia da Memória. Algumas delas o mar levou; outras se transformaram em relatos e serão agora publicados.

Fotos de Ana Teresa.

5 comentários:

Francisco Antônio Vidal disse...

Começou bem, como boletim eletrônico; podemos fazer os comentários mais ordenadamente por aqui, se for seguro. Ou artigos como no Planeta. E fotos familiares. Inclusive o blog poderia se chamar O Planeta Soto Vidal. Qualquer um pode postar?

Peço as seguintes correções:
- nome completo do autor no título;
- palavra "aventura";
- mudar cor de fundo, que está igual ao do blog Amigos de Pelotas (eu faço ali notas sobre cultura e crítica gastronômica).

Anônimo disse...

Permito-me lançar aqui o comentário recém-recebido do Colega e Irmão-Escoteiro Paulo (Roberto) Rotta (Júnior), méd.-vet., advogado:
"Prezado Vidal,
...
Vamos ao livro, o meu exemplar, além de mim, foi lido por mais dois, mostrado com certeza para mais de 30 pessoas e todos, sem exceção, gostaram do livro.

Nós que lemos achamos interessantíssimo, o primeiro a ler foi o neto, creio que único, do Serafim Pires, página 51 salvo equívoco, é amigo de nossa família e leu o livro no primeiro minuto, SENTADO À BEIRA-MAR (talvez não tenha mais esse hífen) EXATAMENTE EM FRENTE ÀS CASAS ONDE OCORRERAM A MAIOR PARTE DAS HISTÓRIAS.

Também li na praia, estive por lá entre 26 de dez e 06 de janeiro, muito agradável a leitura, todos desejaram relatar casos junto ao livro, um primo mais velho leu alguns trechos e começou a fazer perguntas de outros relatos, solicitei que estivesse atento ao período que o teu pai veraneou.

Em resumo, a pergunta recorrente foi como e onde adquirir o livro, comentei que seria lançado na praia, segundo relato da tua irmã, que não a Ana Tereza (nomes, nomes), falamos por 4 minutos no lançamento, também possui a simpatia característica da família.
...

Por favor faça contato, os veranistas do Hermenegildo estão aguardando novidades.

Grande abraço, com saudade do amigo,

Paulo."

Paulo:
Muito obrigado!!

Anônimo disse...

Testei e vi que qualquer pessoa pode postar comentários. Entretanto, existe um código autenticador que aparentemente grava do IP da máquina como segurança. A pessoa por ou não se identificar, neste caso ficando como anônimo. De qualquer forma, talvez seja prudente ficar atento, pois ninguém está livre de mal-intencionados.

Francisco Antônio Vidal disse...

Deixei programado para aceitar todos os comentários, mas o administrador pode apagar o que quiser. A autenticação por letras é só para impedir alguma invasão cibernética. Tb tenho acesso a relatórios estatísticos do Google: até hoje houve 13 visitas de 4 computadores.

Unknown disse...

Terminei hoje a leitura de 'Vamos ao Hermenegildo?' que recebi no Kuwait, poucos dias atras. O livro, remetido por meus pais, de Pelotas, foi a principio apreendido pelas autoridades locais que investigam todo o material impresso que entra no pais. Enfim, valeu a pena esperar quase dois meses pela liberacao do mesmo. Gostei muito do livro! De fato, fez com que o livro que recentemente escrevi, sobre minhas andancas pelo Oriente Medio, parecesse tao 'sem emocao'...

Um abraco a professora Ana Elisa, ao Carlos Eugenio e ao Dr. Vidal.

Sandra Jorge