Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Visita de vanguarda no Hermena

Na segunda 12 de janeiro às 14h, pegamos Anita Carrasco (que tinha adoecido no domingo e não viajou ao Hermena). Logo fomos na Marialba e rumamos a Santa Vitória, com a intenção de preparar o lançamento do livro. A viagem passou rápido, com fundo musical e muita conversa entre as duas Anas. A única pausa foi no Alvorada.

Ao chegar no Hermenegildo, fomos encontrando veraneantes conhecidos. Anita nos levou a duas casas: a de Salma Etiene Vasques Rodrigues de Lima - que, depois saberíamos, é colunista social do Jornal Liberal - e a do seu irmão, o professor Homero Vasques Rodrigues, autor de vários livros. Eles são filhos de Nelson Vasques Rodrigues, outro escritor.
Defronte à casa de Etiene (foto abaixo com seu marido, o Bileco), estava o professor Indu Ferrari (foto acima, com Anita), muito entusiasmado com a paleontologia. Todos tinham lido o livro, num único exemplar que estava circulando, comprado em Pelotas por Rosângela Cava.
Em Santa Vitória, muitas pessoas têm nomes estranhos e ficam conhecidas por seus apelidos da infância. O Bileco é um desses casos; ele se chama realmente Ioel.

Logo passamos a visitar o professor Homero. Por mais uns minutos conversamos com ele e a esposa, Maria Teresa. Era nosso primeiro contato com ele, que falou de seus veraneios nos anos 40, quando tinha uns 5 anos menos que Ignez. Homero diz que leu metade do livro em meia hora e depois ficou mais meia hora chorando, emocionado por tudo o que estava lendo ali, sua própria infância, com fotos que ele gostaria de ter tirado. Uma delas era a do padre na motocicleta: um amigo lhe havia dito que se trataria somente de uma bicicleta com motor, e esta foto do livro lhe havia dado razão, quanto a tratar-se realmente de uma motocicleta. Novamente emocionado, ele agradeceu por esta publicação e se declarou admirador de toda a família Vidal.

Nenhum comentário: