Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

sábado, 27 de março de 2010

Charqueada São João - um convite ao passado

Sejam bem-vindos a Charqueada de São João!


Esta é a Charqueada São João, em Pelotas, no Rio Grande do Sul..
Uma entre tantas à beira do Arroio Pelotas,

Ali, a história da nossa terra respira e persiste, entre aberturas, portas e portões, móveis, cristais, tapetes e paisagens.
Só voltei lá agora, em Janeiro de 2010, na companhia dos Papis e do Casal papaense Fernanda o Sebastiana, em visita a Pelotas por causa das Bodas de Ouro.
É um convite a entrar no túnel do tempo. O lugar é privilegiado, rodeado por árvores maravilhosas. Cada canto fala por si só.
Algumas coisas foram modificadas pela passagem da Rede Glogo quando fez da Charqueada seu cenário no seriado "A casa das 7 mulheres" - os muros de pedra, a pintura e as tochas externas a casa.
Quando cheguei pela primeira vez na Charqueada, percebi o quão foi marcante nossa história e o quanto a gente ainda herda dela. Quando fiz uma cirurgia, aproveitei o tempo de recuperação para ler livros sobre a história de Pelotas e seus primeiros habitantes e ainda mais me atraiu a possibilidade de conhecer a história ainda viva.

A charqueada é preparada para ser fotgênica - muitos cantos a serem fotografados, ângulos, tons, árvores, bambus, portas...é um convite aos fotógrafos amadores como eu.
Este banco ao mesmo tempo é solitário e ao mesmo tempo é convidativo ao diálogo e a convivência. De lado para o Arroio e para a Casa Grande, é uma pausa na nossa visitação..

A entrada da casa grande é majestosa e guarda segredos e surpresas.

A sombra das árvores parece proteger dos ventos, do sol e parece convidar os "cansados" a dormir numa tarde qualquer.
Entrando, a direita, está a sala de jantar com janelas charmosas, mesas, decoração adaptada e outras coisas da época guardadas ano após ano, por quem morou lá.
Pelotas toda é decorada com vitrôs lindos e coloridos, muitos deles vindos da França e "escondidos" nos prédios antigos da cidade.

O patio interno, proteção para a família naqueles tempos de guerra.
As janelas com aberturas apropriadas para a proteção - favorecendo a visão de quem estava do lado de dentro, armado - e em caso de ter que atirar via quem entrava mais rapidamente e com melhor ângulo.
Mas hoje (faz tempo) tudo é paz!

Detalhe no pátio interno.
Do lado de fora, atrás da casa, uma árvore, um bambuzal, uma estátua, algumas portas e janelas e o arroio.

As hortências ainda estavam decorando a casa no verão, diferente da última vez que estive lá, no inverno.


Muitas paisagens...se tiverem a oportunidade de conhecer e saber mais da história do sul, Pelotas teve papel importante na construção do Rio Grande do Sul.

Um comentário:

Anônimo disse...

Odorei!!!