Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

domingo, 2 de maio de 2010

Um pouco de serra num domingo ensolarado - São Pedro da Serra

Sempre estou querendo descobrir a serra do Rio de Janeiro, onde moro há 6 anos.
Por isso, qualquer passeio pela serra é do meu agrado: para arejar a cabeça, pra ver outros ângulos e desvendar os cantos do Rio de Janeiro (muito diferentes da capital). Apesar de ter morado por 10 anos na serra de Santa Catarina e Paraná, com frio e inverno "de verdade", voltar às alturas, respirar "ar puro", viver a tranquilidade, ver a vegetação abundante, "curtir" as curvas da estrada, é sempre bom ao espírito.
Foi assim que decidimos ir a São Pedro da Serra (www.saopedrodealdeia.tur.br): Rita, uma amiga, seus filhos e eu.

Para chegar lá, para quem mora em Macaé, basta seguir pela BR101 em direção ao Rio e em Casimiro de Abreu, cidade cerca de uma hora, dobra-se à direita na estrada da Serra-Mar (RJ-142).

São Pedro da Serra e Lumiar, com 700 metros do nível do mar, pertencem ao município de Nova Friburgo e estão localizadas na seera fluminense, próximo a Mata Atlântica, atravessado por rios. Um deles o Rio Macaé, onde nasce. Temperaturas agradáveis, cachoeiras, pousadas, artesanato, lojas e restaurantes são atrativos que levam turistas de vários lugares, incluindo estrangeiros.
(Foto -Praça de entrada de São Pedro)

Saimos na manhã de domingo e com o objetivo de almoçar por lá.
O dia estava ótimo e a estrada razoavelmente tranquila.

Primeiro passa-se por Lumiar, mas fomos direto, mais 5km.
Chegamos no coreto, na entrada da localidade, atravessamos um pequeno pontilhão, e paramos para almoçar num restaurante muito aconchegante.

A IGREJA

OS RECANTOS


OS BARES

O ARTESANATO
LUMIAR
Um destrito antes, cham,a-se Lumiar. Este também pertence a Nova Friburgo - Outro rercanto gostos de passar o domingo!




Bares, artesanato, mas poucos lugares para se almoçar. O ponto forte são as pousadas e lugares onde passar uma noite; no verão, onde fugir da praia e curtir uma cachoeira ou uma piscina na serra.








Nenhum comentário: