Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

terça-feira, 27 de março de 2012

Medellin - cidade dos "Paisa" (7)

Um belo dia em Medellin, aliás, no primeiro dia, depois do MetroCable, decidimos passear no local que nos pareceu ser bastante diversificado de coisas para ver - o centro de Medellin. Caso alguém vá a Medellin, não vá apenas por 2 dias como fizemos. A menos que queiram retornar e deixar diversas coisas para a segunda viagem. É uma escolha. Mas Medellin merece pelo menos 5 dias, se formos falar de visita relâmpago.
Infelizmente ficamos 2 dias. No primeiro, caminhamos, no segundo fizemos passeio de ônibus turístico, que sai do outro lado da Praça Botero - o das Esculturas - a Plazoleta Nutibara.
Vindas de Cartagena, estávamos preparadas para uma cidade normal, executiva, rica. Eu sabia que Medellin era uma cidade linda. "Mas linda como?", eu perguntava. Só me respondiam poucas coisas - "tem muitas coisas para visitar".
Viajante que sou, tenho duas preferências - conhecer ou não conhecer antes sobre o lugar onde vou. Neste caso, sem saber quase nada, sabia que era quase uma obrigação ir a Medellin, a terra "paisa" - dos paisano.

Museu de Antioquia, Praça Botero - nome do departamento cuja capital é Medellin
Voltando um pouco no tempo, assisti um painel na FLIP de Paraty - um dos últimos da Feira Literária - dois colombianos falavam sobre seus livros. Um deles, chamado Hector Abdad, escritor do livro "A ausência que seremos". Nascido em Medellin, Hector - que conheci lá pessoalmente - falava detalhes da cidade, da cultura, da época de repressão, do jeito de ser das pessoas de lá. Esse livro é emocionante. Fala de seu pai, um médico sanitarista assassinado na época dura da repressão, tanto militar como de esquerda extremista.
Escultura de Botero
Então, essa cidade já era minha cidade favorita - se não fosse Cartagena de Indias - o paraíso na terra colombiana. Medellin prometia para mim.
A cidade leva, segundo a guia turística que conhecemos, diversos títulos:
1. Cidade da eterna primavera - devido ao clima primaveril e pela feira das flores que acontece lá.
2. Cidade mais "tanguera" da Colombia - onde morreu Carlos Gardel e existe a segunda casa de tangos mais importante do mundo.
3. Segunda maior cidade da Colombia e cidade universitária - 130mil estudantes.
4. Capital econômica, devido as diversas indústrias.
5. Maior orquidário do país - e um dos maiores da América Latina
6. Melhor e maior universidade de Medicina do país, onde aconteceram os primeiros transplantes de traqueia do mundo, também de coração e pulmões.
7. A única que tem metrô, sem ser a capital do país.
8. Cidade da arquitetura, com diversas obras e Congressos Internacionais.
9. Cidade da Moda - enquanto estávamos lá, acontecia a Feira Internacional de Moda.
10. Cidade ecológica - cuidados com reciclagem, reaproveitamento, cultivo de árvores, parques e áreas arborizadas, preocupação com a educação ambiental,
... e muitos mais. Muito mais mesmo. Se isto não for ainda suficiente.
Obs.: Dizem que os paisa se enaltecem demais e até mentem, se achando os melhores e maiores - mas eu dou razão a eles. Só não podem ficar chatos por causa disso - melhor sempre falar a verdade. E aqui, digo só verdades. Não se impressionem.
Então, vamos ao que interessa.
Palácio da Cultura Rafael Uribe
Ao caminhar pelo centro de Medellin, fomos sem saber direito o que íamos encontrar e nem por onde iríamos. Pegamos ali, num pequeno centro de informações em baixo do metro, o mapa. Assim, percorremos o centro caminhando, passando pela Catedral e a Praça Bolivar, o Teatro Lido, o Passeio Junin - calçadão, subimos até a Carrera Oriental - uma das avenidas comerciais importantes - entramos na Igreja de São José - Igreja antiga, linda e aproveitamos para agradecer tudo, tudo, tudo que vinha acontecendo. Descansamos claro, porque o sol estava forte e já caminhávamos desde cedo. Dali, seguimos ao Parque San Antonio e dali, atravessamos a rua  e fomos a estação do metrô Alpujarra. E não paramos por ali - descemos na estação El Poblado, fomos a pé ao supermercado perto também e subimos a rua 10, subindo o bairro. Eta, fôlego.

Vejam agora algumas fotos, porque de Medellin acho que tenho umas 400. Ufa, de novo.
Tentei, juro que tentei, fazer um super resumo. Mesmo assim, publiquei diversos posts.
Pesquisei para todos, alguns detalhes bem interessantes que foram os que considerei interessantes, se vocês forem um dia a Medellin.
Parque de Bolivar e Catedral de Medellin
Parque de Bolívar. Inaugurado em 1892, é um lugar emblemático de Medellín, também está carregado de historia. Estas terras foram propriedade de um inglês, Tyrrel Stuart Moore, que em 1844 froam doadas para fazer uma praça, com a condição de que a localidade se chamara "Nova Londres" - mas que a população preferiu "Villanueva" - e a praça de "Bolivar" cuja estátua se colocou em 1923. 
Parque de Bolivar,
A Catedral encontra-se na Praça e foi construída em 1890 e terminada em 1931.
Na praça, encontra-se também o Teatro Lido, sede do Ballet Folclorico de Antioquia.
Duas quadras dali, o Boulevard Junin - rua principal do comércio, restaurantes e muita badalação ...um tipo de calçadão obrigatório... onde se encontra de tudo.

Sugestão e fonte - http://es.wikipedia.org/wiki/Parques_y_plazas_de_Medell%C3%ADn
Devido ao nome do Bairro chamar-se Villanueva, a Catedral teve também o mesmo nome. Basílica, como também é chamada, é uma das maiores construções do mundo em "ladrilho cocido" e argamassa - tijolo cozido - com 5 metros quadrados de área - utilizados cerca de 1.120.000 tijolos. Sua construção demorou muito, iniciando em 1875. Em 1883, por problemas do arquiteto italiano e das dificuldades econômicas da época, a construção foi interrompida. A construção foi retomada 5 anos depois por um discípulo de um grande arquiteto francês - que descobriu diversos erros na construção - este muito jovem e que mais tarde deixaria fortes marcas na arquitetura na Colombia. A construção se deu até 1894. Em 1919, um italiano desenhou a parte interna e tudo foi concluido em 1931.
Infelizmente não entramos. As igrejas fecham fora do horário de missas, devido aos assaltos e vandalismos.

Foto - http://www.medellin.gov.co/irj/portal/visitantes?NavigationTarget=navurl://642eb99a1147c6d71d979da333caa424
Moça "Paisa"
Eu estava em busca de rostos, no meio daquela cidade linda. Foi questão de segundo que a encontrei e em segundos me olhou e abaixou o olhar. Ainda sou amadora. Mas olhem o poder da América Latina.

Parque de Bolivar
Vendedor de cds
Parque de Bolivar - eles chamam as praças de parques 
Parque Bolivar - e nem estava tão quente
"Medellín é considerado como epicentro comercial, industrial de desenvolvimento tecnológico e com índices altos de turismo no país. Com uma reconhecida liderança nas áreas de finanças, bancos, serviços, políticas, artes, culturas, comunicações, modas, entretenimentos e turismo, se constituem num relevante eixo de desenvolvimento.


Parque de Bolivar
Os “Paisas”, como chamamos aos nascidos nesta cidade, ganharam a fama de ser empreendedores, visionários e de grande capacidade negociadora. São proverbiais sua maneira proativa, sua capacidade de poupar e sua hospitalidade. Também têm fama de gente de rua e de exagerar pintando suas histórias com muitas cores"
http://www.colombia.travel/po/turista-internacional/pontos-turisticos-aonde-ir/turismo-medellin


Conseguimos conferir esse jeito "paisa" de ser.
Conversei com taxistas e com a guia turistica e não só eles, todos os demais nos diziam - "se caímos, nos levantamos rápido". "Somos preparados". "Queríamos ser a capital da Colômbia porque em Bogotá parece que eles não tem rapidez para fazer as coisas. Aqui tudo funciona"


Parque San Antonio - onde se encontram diversas obras
do pintor e escultor Fernando Botero - l
ocal amplo para shows e eventos
A forma de falar é muito clara, um leve sotaque espanhol e um orgulho próprios. 
Mas depois de ler o livro de Hector Abad e de conhecer a cidade em apenas 2 dias, comprovei que tudo é verdade e que eles têm do que se orgulhar.
Pombas de Fernando Botero no Parque San Antonio
Fernando Botero - 1932- é artista paisa, estudou na Espanha e se tornou com o tempo, um artista - pintor e escultor - internacional. Suas obras estão em diversas fotos deste blog e se encontram em diversas cidades - como Cartagena, Bogotá e Medellin, em geral, expostas em praças, devido a seu tamanho e possibilidade de ficar em áreas externas - bronze, mármore e resina fundida. Tudo doação do artista. Na sua maioria, as obras são satíricas e representam animais e pessoas corpulentas e até obesas.


Igreja San Antonio de Pádua
Igreja San Antonio de Padua - interior
Passagem de pedestres - Calle  44 -  San Juan
Metro de Medellin

"Cuidar do metro nos convêm" diz o cartaz


Metro de superfície


A Cultura Metro diz que devemos preservar, cuidar, não sujar e colaborar com os demais. Como exemplo disso vemos a preservação e estado de conservação do metro.
medellin2
Metro e Praça Botero, no centro de Medellin - vista aérea - modelo para diversas cidades. Prédio do Palácio da Cultura, considerado monumento nacional e Parque Berrio, coração de medellin.
Sugestão - http://eloyhanoi.blogspot.com.br/2010/10/medellin.html
Estátua de Botero na Praça com o mesmo nome 
- Botero foi famoso artista "paisa". Ao fundo, Palácio da Cultura.
Sugestão - http://orgullopaisa.blog.com/2010/03/19/medellin-encantadora/
Praça Botero - a esquerda o metro aéreo.
No segundo dia em medellin, optamos por fazer o passeio pela cidade de ônibus. No Parque Berrio nos informamos do passeio um dia antes, surpresas de que o passeio durava 4 horas.
Então, reservamos a tarde para isso e finalizar então, nossa estada em Medellin em grande estilo.

Praça Cisneros - o Parque de las Luz
Localizada ao lado da Biblioteca EPM,  dos Edificios Vásquez y Carre e da Estação de Ferrocarril -Trens
Tem 365 postes luminosos de 24 metros de altura e 2100 refletores. 
Sugestão - http://www.modaparaelmundo.com/portal2012/index.php?option=com_content&view=article&id=112:medellin&catid=44:interes



Edifícios Carré e Vasquez - um caso a parte
Edifício Carre e Edifício Vasquez. Ao fundo, Ferrocarriles de Medellin.
Estes dois edifícios são jóias da cidade e estão bem no centro de Medellin, pertinho da rua Junin e na frente da Praça das Luzes. 
Com 4 andares o Edifício Carré, a esquerda, foi o mais alto da cidade quando foi construído no final do século XIX. Foi Hotel e centro comercial e hoje abriga a Secretaria de Educação. 
O Edifício Vasquez, de 1906, hoje obrigada uma instituição de arte e música.
Ambos construídos pelo francês Carré, que foi à Colômbia construir a Catedral, na sua segunda fase.


Parque de Los Deseos - dos Desejos
Localiza-se na região norte da cidade e construida para que as pessoas interajam com o universo.


Aliás, cada praça - parque - é uma surpresa. Cada um foi construido com um objetivo diferente e com diversas atrações lúdica.
Este tem 8:
-  helióstato, réplica de um observatório Muisca, mundo dos ventos, esfera celestial, vozes a distancia, relógio solar, eclipse e de indicação da luz solar em Medellín, permitindo ao visitante conhecer ou lembrar estes sistemas utilizados nos primórdios.
"Vozes a distancia" e ao fundo prédio da Universidade de Antioquia

Quando chegamos na Praça dos Desejos, a nossa guia disse que haveria um guia "especial" para nos receber e explicar detalhes da praça. Achamos aquilo bastante interessante. 
Medellin parece de fato estar constantemente esperando turista.
Qual nossa surpresa de que o guia da  praça era uma pessoa "especial" com certas dificuldades mentais. Sua fala era de difícil entendimento. Mas seu entusiasmo era invejável. Nos dois "circulos" ou conchas côncavas,  ele nos pediu para que ficássemos de costas para ele.Na outra concha, ele nos perguntava - "gostaram do passeio?". A idéia era provar ludicamente como o som se propaga com facilidade nessas circunstâncias. 

Relógio solar - atrás a Universidade de Antioquia e o Planetário
Também nos explicou o "relógio solar" e nos disse - este modelo só funciona na Colômbia - porque estamos pertinho do Equador". Foi aplaudido, ao final.

Crianças interagindo com o chafariz no chão num dia quente.
Na Praça dos Desejos esta esse chafariz de chão - apesar de apenas as crianças starem ali, peladinhas, brincando ingenuamente, nosso DESEJO era estar com elas.


Ali perto, estão o Planetário, a Casa da Música, a Universidad de Antioquia e o Jardím Botânico. Também o Parque Explora (museu interativo), o Parque Norte (parque de diversões) e a Estação de metrô Universidade.


Bairro dos Catadores 
Este bairro de Medellin foi local de filmes e documentários importantes sobre a vida dos catadores da cidade. Ali, existem obras, ONGs, associações e apesar da aparência, tudo é bem organizado.




Parque Natural Regional Cerro El Volador
Neste Parque, acima do morro El Volador encontra-se um museu indígena.

Um sorvetinho para refrescar

É o maior parque natural da cidade, com mais de 100ha e 80m acima do nível da cidade.
É um dos  cerros - morros - tutelares da cidade onde se farão projetos de cidadania e conservação. É, além do Morro e Parque Arví e bairro El Poblado, um dos locais onde os primeiros habitantes se estabeleceram. Ali se encontraram vestígios arqueológicos de quase 2mil anos e um complexo funerário do século XIV de indígenas chamados Aburráes.
É patrimônio histórico e natural desde 1992.
Desde 1198 é chamado "Ecoparque Cerro El Volador", que tem como objetivo resgatar, conservar e difundir sua riqueza cultural de interesse nacional.
Um lugar lindo, alto e próprio para picnic, passeios ecológicos, de bicicleta, vôos de parapente dentre outros.


Vista de Medellin desde o morro El Volador


Parque dos Pés Descalços


Neste parque tivemos um novo relax - tiramos os sapatos, a convite da guia e percorremos um caminho lúdico - pisando em pedras, grana, areia, subindo e descendo pilares, percorrendo um mini-labirinto de olhaos fechados e colocando finalmente os pés num ofurô público. Um ótimo lugar para sentir a natureza, dizia a guia.  



Caminho de pedras pelo bosque de bambus
Ali, encontra-se o Museo Interactivo EPM. Os dois ocupam 30mil m2. Inspirado na Filosofia Zen Oriental, Desta vez os guias não nos acompanharam, mas foi tudo divertido e o grupo do passeio já estava bem integrado e a vontade para rirmos juntos de tudo aquilo.


Junto conosco, estavam crianças, pessoas da cidade e turistas. Aproveitei para tomar um cafezinho e ir ao banheiro. Na mesma região, encontra-m-se prédios de Empresas Públicas de Medellín, o Teatro Metropolitano e o Centro Internacional de Convenções e Exposições “Plaza Mayor”.


Não se admirem pelas diversas atrações da cidade. Aqui, não consigo mostrar nem a metade.
Pisando na grama e depois na areia
Pisando na areia e "labirinto", ao fundo
Sensação estranha de subir e descer desde pilares - desconfiei o tempo todo que eles iam cair e eu, junto.
No final, o alívio da água em mvimento
Outros
Prédio das companhias que administram os serviços em Medellin - água, esgoto e luz - empresa "paisa" lógico.
Como toda cidade, pequena ou grande, Medellin sofre com engarrafamentos. Mas nada se compara a Bogotá. Ou a Cali? Agora fiquei em dúvida. Mas em Medellin os engarrafamentos se dissipam com muito mais rapidez.


Naquela tarde, descobri algo muito importante: Medellin era a capital do tango. Existe lá a segunda casa de tango mais importante do mundo depois de El Viejo Almacén, en Buenos Aires. Naqueles anos, muito frequentada por Carlos Gardel. Aliás, gardel morreu em Medellin, fruto de uma decolagem infeliz. 
Para mais detalhes veja na internet "Casa Gardeliana" de Medellin, existem muitas informações.
Cafeteria
Naquela tarde, terminamos o passeio numa cafeteria maravilhosa, que fica na rua El Poblado, umas 10 quadras da Calle 10, mas não lembro o nome, infelizmente.
Ali, comi uma torta folhada com creme de baunilha "sem noção" de tão maravilhosa.


Na dificuldade de poder ir até a Casa Gardeliana, porque teria que voltar ao centro de taxi, naquele engarrafamento todo das 17h, decidimos voltar ao hotel a pé e jantar no bairro.


Uma grande sugestão aos viajantes - hospedem-se no bairro El Poblado. O hostal GEO que encontramos foi uma experiência muito boa - fundado por colombianos que viajaram pela Argentina de bicicleta, o lugar é novinho, limpo, cuidado e com pessoas de todos os lados. Tem café da manhã e cada um se serve, lava seus pratinhos e xícaras.
El Poblado também é bairro chique e bem frequentado. Caminha-se a pé, sozinho ou não, sem perigo nenhum. A duas quadras, há restaurantes badalados, agito puro e muita música.  Ambiente bem frequentado e de colombianos executivos, a vontade, bonitos e altamente bem vestidos.


Medellin é isso ai mesmo - tudo de bom. 


PS - Preciso voltar porque acho que faltou muita coisa para ver, sentir e comer...ah, e fotografar.


Gostaram do post? Deixem seu comentário e desculpem mas este ficou bem extenso.

Nenhum comentário: