Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Rumo a Cali e os encontros (11)

CALI DO CARTEL?
Para mim jamais - para mim Cali foi dos encontros e lembranças, foi história e descobertas. Desta vez sim, deixei tudo acontecer. Não li nada ou quase nada a respeito, já que tinha para quem perguntar tudo lá.
Impossível pensar em Cali e não pensar no tráfico de drogas.
Isso foi o que mais ouvi, antes de chegar lá. Inclusive muitos diretores de empresas e políticos só vão a Cali com escolta. Era o segundo foco principal e mais perigoso de cartéis, depois de Medellin. Mas após o governo de Álvaro Uribe - 2002/2010-, que reprimiu e "caçou" os líderes do tráfico. Com cursos de especialização em Harvard e Oxford, Uribe foi acusado de acordos obscuros com as FARC de Medellin, onde nasceu. Porém, foi o presidente com maior popularidade da história. Tratou os guerrilheiros e paramilitares com o mesmo braço forte e talvez nunca retorne ao governo, por ter diversos inimigos políticos.
Políticas e guerrilhas a parte, Cali ainda está assustada e hoje com o governo um pouco mais brando, acontecem atentados, especialmente na região rural.
Mas Cali é a capital da alegre SALSA e onde acontece o Campeonato Internacional de Salsa.
Mas esta salsa é a CALEÑA - quase impossível para qualquer mortal dançar.
Separei dos vídeos para quer vocês vejam o que eu vi lá.

Uma das experiências gostosas culturais que tive foi assistir "COLOMBIA TIENE TALENTO" com artistas de Cali em Cali - uau!!!! Salsa pura e muita arte explicada ao vivo só para mim.

CHEGANDO E ME DESPEDINDO
Fui a Cali sozinha, minha última etapa da viagem de 20 dias à Colômbia.
Já sentia a vontade de arrecadar tudo que pudesse, ainda com pena de ter muito por ver e visitar. Minha ida a Colômbia teve três objetivos - primeiro acompanhar minha amiga ana Lúcia. Íamos ao Chile mas decidimos pela Colômbia, onde ela também passaria suas férias e seu aniversário - nada mais nada menos que comemorado no "Andrés, carne de Rés", um restaurante badaladíssimo, com direito a ritmo colombianos e cantado ao vivo.
Ana Lúcia voltou ao Brasil e nos separamos em Bogotá.
E lá fui eu - Cali para reencontrar meu "irmão emprestado" Edgar que não o via há 35 anos. Esse foi meu segundo objetivo - vê-lo e conhecer sua família.
E meu terceiro, foi ver e reencontrar meus amigos do coração e compadres Angela e Juanca, em Bogotá e estar uns poucos dias com minha (já) companheira de viagens, Ivonete. 
O resto, bem, o resto veio em acréscimo - e bota acréscimo nisso!
Culturalmente e geograficamente sempre fui preparada para pesquisar, farejar e entender a cultura latinoamericana. Sou uma fã incondicional da nossa amada América Latina e ainda tenho muito por conhecer. Mas o que eu conheço, amo do fundo do meu coração, me ajoelho com todo o respeito e admiro de forma incondicional. 

Uma das coisas que me surpreendeu, foi ver como todos os aeroportos da Colômbia são distantes do centro da cidade:
em Bogotá, de taxi, até o centro seria 1h30 - uns R$50,00. Mas demoramos 1h pq ficamos num bairro bem antes do centro. Em Medellin, também. O aeroporto tem transporte de ônibus disponível ao centro, mas como íamos ao bairro Poblado, a caminho do centro, também fomos de taxi e levamos 1h30 pois o aeroporto fica em outra cidade.
Como Cali é uma cidade menor, cheguei a pensar que demoraria menos.
Fui visitar Edgar, um "irmão emprestado em 1975", colombiano calenho. O único porém é que ele mora bem depois do centro e cheguei numa hora de rush, reformas de vias públicas que complicaram minha chegada - quase 2h, passando por bairros, botecos e parques.

COMO É CALI


Santiago de Cali foi fundada em 25 de julho de 1536 e foi a segunda capital da Colômbia, localizada no Valle del Cauca e capital desse departamento e tem quase 3 milhões de habitantes, a terceira maior cidade do país.



Cali é uma cidade com atrativos um pouco escondidos - históricos e culturais, diferente de Medellín, onde tudo pode ser visto - desde as construções, o jardim botânico como as praças.
Cali fica situada em um vale, no vale do Cauca, onde a Cordilheira dos Andes se bifurca em 3 - a Cordilheira Ocidental, Central e Oriental. Cali está aos pés da Ocidental.
Mas na Colômbia, tudo é muito difícil geograficamente. Tudo é muito longe, devido a situação geográfica. Até ir de Cali a Buenaventura, no litoral, demora muito. Ir a Popayan leva o dia e fica a apenas 145km. Pasto, a uns 400km, levariam 18 horas e avião, seria necessário voltar a Bogotá - não existem linhas diretas. Se você procurar no google, dirá que leva as normais 7horas - mas tudo depende e nunca levará o tempo de uma quilometragem média de 80 ou 100km/hora. Talvez, a média chegue a 50km/h. Então, opte pelo avião, sempre!


Sugestão:
http://www.colombia-sa.com/departamentos/valle/valle.html

Vista de Cali
Vista de Cali e do Rio Cali que atravessa a cidade toda.
Vista de Cali
 BAIRRO SAN ANTONIO 
Igreja San Antonio, no bairro de mesmo nome, onde encontram-se artesãos, artistas em geral, bons restaurantes e uma vista do bairro bastante romântica.
Uma pausa e um sorvetinho!

Existem diversos videos sobre o bairro, caso deseje assistir e saber algo mais - em espanhol.
Ali, ao lado da igreja, assistimos um grupo bastante grande aprendendo a dançar músicas andinas e quase entrei na roda. Parecia algo com o Carnabalito (dança do altiplano da Cordilheira dos Andes da região Inca), mas mais andino ou peruano ou equatoriano. Assistimos e batemos palmas. Muito bom o resgate artístico.
Vista da Colina de San Antonio e o bairro de casas típicas e pitorescas.
Edgar e as casas do bairro
CERÂMICA EL PALOMAR no bairro San Antonio

Cerâmicas EL PALOMAR - Visitamos o artesanato de um equatoriano e sua casa - artisticamente decorada e aberta ao público com seu artesanato colorido.




EL ZAGUAN DE SAN ANTONIO
Um bar típico de comida e ares calenhos. Ali, mais comida típica.
Do terraço, aproveitamos a paisagem, a comida e a companhia - um passeio de domingo.
A LULADA e o pastel típicos - mas uma paulada de energia. No copo, devem ter pelo menos 5 lulos, uma fruta gostosíssima. O tempero também forte e típico. E eu com cara de recém acordada, olheiras e desajeitada...será o cansaço de final de viagem (???). 
Interior do restaurante com fotos e assinaturas nas paredes cálidas e cheias de charme.


A vista linda do terraço do restaurante


Ruas do bairro

 CENTRO HISTÓRICO
Igreja e Museo "De la Merced" - complexo arquitetônico tão antigo quanto a cidade e que engloba o convento e dois museus importantes - O convento desta igreja histórica possui dois importantes museus com colecções de artefactos pré-colombianos e de arte colonial. Nessa região histórica da-se o início da cidade.


Interior da Igreja La Merced

O cartaz diz "vestígios do muro em barro contemporâneo com a torre do Século XVIII-XIV"
Família Burbano - um encontro dominical depois de muitos anos

Teatro Municiapl
PRAÇA CAICEDO E PRÉDIOS IMPORTANTES
Nesta praça, centro de Cali, estão localizados diversos prédioscomerciais, o complexo da Igreja la Merced, onde cresceu a cidade, e estão muito ambulantes e desempregados. Merece tomar cuidar ao andar por ali.
Catedral San Pedro (prédio branco)
Praça Caicedo e monumento a ele, Joaquín de Caicedo y Cuero, feito na França e colocado ali em 1913 
Palácio Nacional de Cali e Praça "del Caicedo" bem no centro da cidade e complexo arquitetônico valioso
Palácio Nacional de Cali




Igreja da Ermita de Cali

Prédio da Companhia Colombiana do Tabaco
 Esta região da Colômbia guarda muita história, especialmente, nos anos entre 1700 e 1800, quando a Colombia era um grande território que abrangia Panamá, Venezuela e Equador. A capital era POPAYAN, a cidade branca!

2 comentários:

Francisco Antônio Vidal disse...

O cartaz diz "vestígios do muro de adobes, contemporâneo à torre, entre os séculos XVIII e XIX (18 e 19)".

Unknown disse...

Fue un paseo maravilloso contigo....pder mostrarte la belleza de nuestro país y en especial de la ciudad en la que vivimos...vuelve pronto...aquí te esperan la lulada y la empanada valluna