Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

domingo, 30 de outubro de 2011

Série Caux - Pessoas do mundo (5)

Congresso de Caux, Montreux



Pessoas do Mundo - Participantes de Caux
Agosto de 2003




7. O Ministro Vitalício de Sierra Leona



Os africanos de Sierra Leona estavam conosco em peso, altura, odores, sorrisos, alegrias, generosidade, sentimentos e trajes coloridos.


Entre eles, havia um diferente: um ministro vitalício. Sempre vestido com seus trajes típicos, coloridos ou brancos.

 Uma certa vez, o Miguel pediu que eu conseguisse uma foto dele bem de pertinho. Seria uma foto diferente. Eu, como mulher, teria mais possibilidades. Então, lá fui eu. Saí do terraço onde estávamos reunidos e enquanto ele, de avental, arrumava as mesas para o jantar, pedi licença para a foto. Com a maior gentileza, tive a pouse ministerial e ...clic!!!...tirei a foto. Fui correndo mostrar para o Miguel e ele decepcionado me disse: “Não! Eu queria bem de pertinho!”

Ah, minha nossa! Lá voltei eu...conversei mais um pouco...ele sorriu mais um tanto...e pedi para o padre, que arrumava as mesas com ele, para tirar a foto a tal foto: ele comigo.Para disfarçar, claro! Que vergonha! Mas eles foram gentis demais e tudo deu certo! Lá está a foto minha com o Ministro vitalício de Sierra Leona.









8. A mulher que destoava


Entre tantas pessoa boas em Caux, sorridente, simpáticas, não podia deixar de faltar aquelas menos simpáticas.


Tudo começou quando o Sérgio, trabalhando conosco na cozinha, passou da sala de limpeza de louças para a sala de servimento do café da manhã, deixando a porta aberta.


Ela passava por ali e em inglês, “meteu a boca”. Não perdoou nem o idioma, nem o dia começando, nem o tema central do congresso. Foi com tudo no Sérgio! Eu assisti e tentei dar meu apoio. Mas ela já tinha fugido. Aquele tipo de pessoa que xinga e sai fora! O Sérgio, desabafou: “se ela estiver na nossa equipe, eu caio fora”, num rompante de desabafo.


Mas chegou a minha vez!
Num dos almoços, ela estava servindo a sobremesa e eu pedi uma porção menor do que as que estavam ali, servidas por ela. Ela resmungou com uma cara horrível dizendo que eu tinha que pegar uma das porções servidas por ela.
Eu, experiente em restaurantes, me neguei pois não comeria tudo e teria que jogar fora. Isso não! Nossa! Que cara que ela fez! Mas me serviu...só que uma colherinha ironicamente pequena....Que mulherzinha! Pedi: ”mais meia colher, please!” Mas a cara dela não melhorou. Não me agüentei com aquela situação e perguntei: “Tudo bem com a senhora?” Ela só me olhou e virou a cara. Que coisa! Até lá isso acontece!
Gente azeda...eu hein! É o mundo! Me nego a colocar foto dela aqui!




Nenhum comentário: