Iniciamos este blog em outubro de 2008, para divulgar o lançamento do livro de Francisco Dias da Costa Vidal sobre suas memórias da Praia do Hermenegildo. Mas continuaremos contando sobre nossos passeios, nossas experiências, nossas artes, e as novidades do nosso Planeta. Convidamos a todos os amigos a participarem e assim, continuarem a fazer parte da nossa história! Sejam Bem-vindos!

domingo, 30 de outubro de 2011

Serie Caux - Pessoas do mundo (6)

Congresso de Caux, Montreux


Pessoas do Mundo - Participantes de Caux
Agosto de 2003


9. Sr. Cornélio Sommaruga


Sr. Cornélio é o atual Presidente da Fundação de Caux. Durante 10 anos foi presidente da Comissão Internacional da Cruz Vermelha. Suiço da região Italiana, orgulhoso das suas origens, é garboso, alto, de palavras fáceis, atitudes gentis, liderança e muita experiência de vida.
Com Sr. Sommaruga num jantar em Caux - 2004
2003



Uma das tantas belas noites de Caux, jantamos juntos, onde agradecemos a recepção afetuosa e ele se dispos a nos ajudar. Não sabíamos que idioma falar. Sérgio Casaril se desenvolveu no italiano o que o deixou muito satisfeito. O francês que lhe sai também com facilidade foi traduzido pelo Bernard. Mas ele não quis deixar de falar algumas palavras em espanhol. Riu muito, contou suas histórias familiares e esteve junto conosco em todos os momentos.


Sr. Summaruga é presidente de uma Associação de Fundações que ajudam países ou movimentos em prol da Paz e da Reconciliação. Ajudar o movimento Gente que Avanza é questão histórica, pois Inicativas de Mudança (movimento que mantém a Casa de Caux) é antecessor e um ponto de referência para o trabalho na América Latina.


Sua simplicidade e capacidade de serviço é tão forte que num dos dias às 6:30h da manhã quando preparávamos o desjejum, ele apareceu dizendo que queria ajudar por que não tinha o que fazer.


Almoçando com Sr. Sommaruga 2003

Ele e o Bernard ficaram fazendo a recepção das pessoas enquanto eu e o Preecha, da Tailândia, ficamos fazendo a retaguarda, repondo os cereais, o leite...Eles não conseguiam parar de conversar com as pessoas...Todos puxavam assunto com eles...os dopis muito parecidos, pela popularidade e facilidade de comunicação em vários idiomas.

Por ele conheci um provérbio chinês, com o qual terminou o congresso de 2003. Diz assim: “Uma árvore que cai faz muito mais barulho do que uma floresta que cresce".


10. Stella: a moça de Moldavia que cuidava das crianças.


Stella, uma moça de Moldava, esteve conosco em vários momentos em Caux.


Stella à esquerda e Karen a meu lado

Se aproximou especialmente após nosso workshop. Ela estava em Caux como voluntária, trabalhando como pessoa de apoio.


Depois do nosso workshop sobre a “5ª Atitude” veio jantar conosco, junto com Karen, que cuidava das crianças.


Workshop "5ª Atitude" que Stella participou





“Depois da 5ª Atitude, vocês pediram que escrevéssemos uma carta. Escrevi ao meu avô. Foi ele quem me criou. Agora, ele está muito doente. Vim para Caux sem 
saber se poderei vê-lo quando voltar a Moldava. Pode morrer a qualquer momento” disse ela. E chorando, continuou: “Nada me faz chorar, nada! Sou muito forte mas a palestra de você stocou muito fundo no meu coração. Escrevi e disse o quanto o amava e pedi perdão. Isso que vocês falaram e que me tocou, o meu país precisa ouvir também. Quero ir a América Latina depois de terminar meus estudos, e ao voltar quero que alguém volte comigo para que façamos juntos esse curso lá. É isso o que eu decidi”

Nenhum comentário: